Blog

Hospital Risoleta Tolentino Neves, em Belo Horizonte, recebe o ReCARE para pesquisa inédita

  • segunda, 09 de janeiro de 2023
  • ReCARE

“Felicidade e entusiasmo resumiram o dia de hoje!” Foi assim que o Professor Dr. Rodrigo Marques Tonella, docente do Departamento de Fisioterapia da EEFFTO – UFMG, definiu a chegada do ReCARE ao Hospital Risoleta Tolentino Neves. A tecnologia será usada na Unidade de Terapia Intensiva para viabilizar um ensaio clínico randomizado, multicêntrico, utilizando a Estimulação Elétrica Neuromuscular (EENM) para o diagnóstico e reabilitação muscular precoces de pacientes críticos, como ferramenta de prevenção da Fraqueza Adquirida em UTI (FAUTI).

A proposta de estimular 12 pares de músculos esqueléticos, com base no eletrodiagnóstico, para ajuste individualizado de dosagem de corrente, é um procedimento inédito, aplicado em pacientes gravemente enfermos, além de ser segura e individualizada. O envolvimento de pesquisadores em diferentes centros de pesquisa, estudantes da UFMG, tanto de graduação quanto de pós-graduação, significará o aprimoramento da técnica e permitirá em breve, a sua definitiva implantação na rotina de atendimento fisioterapêutico ao paciente grave. Aliado a isso, com envolvimento da equipe multidisciplinar da UTI, a nova tecnologia, aliada ao projeto de pesquisa, promoverá a educação continuada da equipe assistencial e melhoria dos indicadores de qualidade de um Hospital de referência regional, com atendimento exclusivo do SUS, o HRTN, acrescentou o Prof. @Rodrigo, um dos coordenadores da pesquisa.

 Professor Dr. Rodrigo Marques Tonella, docente do Departamento de Fisioterapia da EEFFTO - UFMG

Professor Dr. Rodrigo Marques Tonella, docente do Departamento de Fisioterapia da EEFFTO – UFMG

“A pesquisa que será realizada no HRTN pretende contribuir com as evidências científicas sobre o uso de Estimulação Elétrica Neuro Muscular para pacientes com fraqueza muscular adquirida própria da Unidade de Terapia Intensiva. Esperamos que isto proporcione maior funcionalidade e melhor recuperação para este grupo de pacientes, justificando assim, todo o esforço que fizemos e a determinação que nos impulsionou nos últimos 3 anos para tantas discussões, reuniões, estudo, produção de textos e tramitações éticas, que nos permitiram chegar até aqui”, complementa a Professora Dra. Ligia de Loiola Cisneros, docente do Departamento de Fisioterapia da EEFFTO – UFMG, uma das coordenadoras da pesquisa e idealizadora do projeto.

Professora Dra. Ligia de Loiola Cisneros, docente do Departamento de Fisioterapia da EEFFTO – UFMG

Para a Dra. Raquel Teixeira, doutoranda na UFMG, “é de grandiosa satisfação e honra poder contribuir com a melhora da qualidade de vida dos pacientes do Sistema Único de Saúde. Eu fui acadêmica, pesquisadora voluntária, trabalhei no CTI do Risoleta por 6 anos e poder retornar ao Hospital com esse estudo é uma grande alegria, pois eu sei que o ReCARE é o único sistema com um módulo de potência capaz de entregar alta intensidade de eletroestimulação e melhoras significativas, como redução do tempo de internação na UTI, tempo de permanência em VM, contribuindo para uma melhora da capacidade funcional.”

No dia 21 de dezembro, a Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG (EFFTTO) recebeu o 1º Simpósio Multidisciplinar de Fraqueza Adquirida na UTI (FAUTI), organizado pela Coordenação da Disciplina Estágio II do curso de graduação em Fisioterapia da UFMG, CENEX – UFMG e participantes da VISURI, Hospital Risoleta Tolentino Neves, Hospital da Polícia Militar de Minas Gerais e Hospital das Clínicas da UFMG, Hospital da UNICAMP .O tema da Fraqueza Adquirida na UTI será abordado por um time multidisciplinar de especialistas, pertencente a diversos centros de pesquisa de referência no país, incluindo o ScientificAdvisor da Visuri, docente do Departamento de Engenharia Elétrica – UFMG, Prof. Dr. Henrique Resende Martins.