Blog

Você sabe a diferença entre Suporte Neuromuscular e Eletroestimulação?

  • segunda, 12 de setembro de 2022
  • ReCARE

O Suporte Neuromuscular é uma ferramenta utilizada para o diagnóstico e tratamento de disfunções neuromusculares. As terapias consistem na aplicação de correntes elétricas transcutâneas que simulam a atividade cerebral, o que mantém os músculos em funcionamento mesmo quando os pacientes estão sedados. Desta forma, é possível diagnosticar e tratar o déficit de excitabilidade neuromuscular, um dos predisponentes da fraqueza muscular adquirida na UTI , o que não é possível com um aparelho de eletroestimulação tradicional
O ReCARE é capaz de entregar, de forma segura e controlada, intensidades de eletroestimulação superiores à de todos os outros equipamentos disponíveis no mercado mundial. Além disso, possui 12 canais com saídas independentes para ativação simultânea de diversos grupos musculares; controle da densidade de corrente aplicada; maior potência disponível no mercado: atinge até 240mA de intensidade elétrica, com largura de pulso de até 10.000 microssegundos, o que permite a máxima qualidade de contração mesmo em pacientes sedados com déficits de excitabilidade instalados; além de permitir a determinação da terapia adequada e personalizada por paciente e por grupo muscular.

“O suporte neuromuscular avançado é uma terapia segura e eficaz para reduzir a perda de força e massa muscular. Por meio de estímulos elétricos controlados e automatizados, é possível diminuir a incidência de polineuromiopatias. Para garantir a eficiência do tratamento e a segurança dos pacientes, é preciso entregar altas densidades de corrente elétrica, porém rigorosamente controladas e simetricamente distribuídas nos músculos. Isso permite uma estimulação mais uniforme, segura e eficaz”, explica o Dr. Paulo Eugênio Silva, coordenador do Grupo de Pesquisa em Fisiologia Clínica e Inovação Tecnológica (CNPq), um dos idealizadores da tecnologia ReCARE.

O Recare é o único equipamento com certificação Anvisa para UTI.