Blog

TEDE como screening no diagnóstico de desordens neuromusculare

  • segunda, 18 de julho de 2022
  • ReCARE

O teste de Eletrodiagnóstico de Estímulo (TEDE) é um exame não invasivo capaz de estabelecer parâmetros mais eficazes para a realização da estimulação elétrica neuromuscular. Além de ser uma ferramenta fundamental para definir a indicação das terapias de eletroestimulação pode ser um screening no diagnóstico de desordens neuromusculares.

No modo diagnóstico, o ReCARE® gera diferentes formas de onda para cada uma das três etapas do teste (Reobase, Cronaxia e Acomodação). A Reobase é utilizada para identificar valores do eletrodiagnóstico. Para os músculos saudáveis, suas respectivas fibras nervosas disparam à estimulação elétrica, enquanto nos músculos desnervados são as fibras musculares que reagem ao estímulo. Os nervos apresentam menores valores de cronaxia do que as fibras musculares.

Portanto, músculos inervados têm menores Cronaxias. O valor médio de cronaxia de um músculo inervado varia em média de 60μs a 200μs, conforme literatura. Desta forma, o suporte neuromuscular viabiliza diagnóstico preciso e tratamento eficaz personalizado para cada tipo de grupo muscular, em diferentes pacientes.

Para tratamentos mais eficazes e minimamente desconfortáveis, o ReCARE® vem pré-ajustado com características de corrente advindas do conceito W-P H-F (Wide-Pulse High-Frequency). O ReCARE® tem o objetivo de monitorar continuamente a condição neuromuscular, tratar e prevenir desordens vasculares, osteotendíneas e neuromusculares. Isso se dá a partir da ativação neuromuscular artificial coordenada e automatizada, utilizando processamento de dados.