Blog

Inovação e longevidade

  • quarta, 02 de fevereiro de 2022
  • ReCARE

Ativação neuromuscular de corpo inteiro é estratégia auxiliar para promoção do ganho de força e de função motora em idosos

Estudo recente mostra que pacientes tiveram melhores resultados de ganho de força e função muscular com eletroestimulação (EMS) associada a exercícios físicos no tratamento da sarcopenia (diminuição da força e massa muscular no corpo, processo que faz parte do envelhecimento). Com o uso da tecnologia, por meio da técnica EMS, foi possível dobrar o ganho de força em pacientes sarcopênicos.

Esse estudo randomizado foi realizado por pesquisadores na Alemanha, com participação de 134 pessoas de até 63 anos. Os voluntários cardiopatas e ortopédicos sarcopênicos foram divididos em dois grupos, sendo um submetido a sessões diárias de atividades físicas combinadas com ativação elétrica neuromuscular e o outro grupo somente atividades físicas diárias, como agachamento, supino, afundo, flexões, entre outros exercícios.

Com apenas seis sessões de 20 minutos de treino, num período de quatro semanas, já foi possível ver melhora na força média: os pacientes que utilizaram a eletroestimulação combinada com o treino tiveram um ganho de 20% de força muscular ao final da sexta sessão. Já o grupo que fez somente o exercício físico teve ganho de 10%.

Já na capacidade funcional, com realização de teste de caminhada de seis minutos e de força dos quadríceps, o grupo controle obteve 10% de melhor desempenho, que é quase o dobro do grupo sem eletroestimulação, que teve 6% de desempenho após os treinos.

De acordo com o fisioterapeuta Jefferson Silva, especialista de produtos da Visuri, muitas vezes os idosos não conseguem se exercitar em função das lesões acumuladas ao longo dos anos. “Nestes casos, com um protocolo adequado, a eletroestimulação pode ser uma alternativa para o idoso melhorar a função muscular e conseguir melhor desempenho em treinos de força e outras atividades com menor risco de lesão advindo da prática de exercícios nessa fase da vida”, explica.

O sistema ReCARE, por exemplo, possui avançada tecnologia para tanto para terapia quanto diagnóstico e, portanto, pode entregar doses adequadas para esse tipo de tratamento. “É possível personalizar a corrente para cada paciente e entregar a energia necessária para obtenção de contrações vigorosas, levando ao aumento de força e ganho funcional em pelo menos duas vezes mais velocidade, possibilitando um tratamento eficaz, conforme estudos”, explica Jefferson.

O artigo completo “Four weeks of electromyostimulation improves musclefunction and strength in sarcopenic patients: athree-arm parallel randomized trial” pode ser conferido pelo link: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1002/jcsm.12717