Blog

O que é o SAMNA e como ele contribui para reduzir o tempo de internação

  • quinta, 28 de janeiro de 2021
  • ReCARE

A Visuri é a primeira empresa do mundo a apresentar o conceito de Sistema de Ativação e Monitorização Neuromuscular Automático SAMNA- ReCARE®. A solução foi desenvolvida para a reabilitação de pacientes imobilizados em leitos hospitalares, pessoas com mobilidade reduzida ou mesmo com lesões medulares.

O ReCARE® é resultado de mais de 10 anos de investimento em tecnologias avançadas e pesquisas científicas desenvolvidas em diversos países. Por meio da mais moderna tecnologia de automatização e de um módulo de potência, capaz de entregar intensidades de eletroestimulação superiores a todos os outros equipamentos disponíveis no mercado mundial, esse sistema potencializa os efeitos benéficos da reabilitação por ativação neuromuscular evocada.

O SAMNA permite a reabilitação de pacientes por meio da realização de diagnóstico neurofisiológico e da estimulação elétrica transcutânea de vários grupos musculares. A definição personalizada das doses terapêuticas, além dos ajustes automáticos durante a terapia,   proporcionam a segurança, a viabilidade e a eficácia máxima do tratamento.

Dentre os benefícios diretos obtidos com a utilização do sistema estão: a prevenção de disfunções dos sistemas nervoso e muscular, a manutenção da densidade óssea, a promoção de uma melhor circulação sanguínea e, até mesmo, a geração de impactos positivos no sistema imunológico dos pacientes. Tudo isso contribui para a reabilitação física e para o ganho funcional dos usuários, o que lhes proporciona mais qualidade de vida.

Diversas pesquisas têm comprovado a eficácia da eletroterapia para diminuir a incidência e também tratar doenças neuromusculares em pacientes críticos internados em unidades de terapia intensiva.

A partir de sete dias de eletroestimulação evocando contrações máximas é possível reduzir a atrofia muscular, diminuir a incidência de polineuromiopatia da doença crítica e a fraqueza muscular adquirida na UTI mesmo em pacientes sedados que não possam realizar exercícios ativos.

Os estudos comprovam que o uso da estimulação elétrica neuromuscular na reabilitação precoce de pacientes em estado grave reduz o tempo de ventilação mecânica e de internação hospitalar. Além disso, por meio dos testes neurofisiológicos presentes no SAMNA é possível fazer o diagnóstico precoce dos distúrbios neurofisiológicos comuns aos pacientes críticos restritos ao leito. Esse conjunto de inovações, tanto para o diagnóstico precoce, quanto para um tratamento eficaz) proporciona aos pacientes um retorno mais rápido às suas atividades de vida diária e assim mais qualidade de vida.