Blog

Racional para o ganho de força por meio da estimulação elétrica neuromuscular

  • quarta, 14 de fevereiro de 2024
  • ReCARE

Nosso Advisor, Dr. Paulo Eugênio Silva, em parceria com outros renomados doutores, realizaram um estudo observacional que foi realizado para investigar a presença de Transtornos Eletrofisiológicos Neuromusculares (TEN) e atrofia muscular em pacientes com Trauma Cranioencefálico (TCE) submetidos à ventilação mecânica. Vinte e dois pacientes foram analisados e foi detectado um aumento de 48% na TEN do dia 1 ao dia 14 no Tibial Anterior (TA). 

Todos os músculos apresentaram uma diminuição significativa na espessura, mas a ecogenicidade aumentou apenas no tibial anterior. Conclui-se que, pacientes com TCE submetidos à ventilação mecânica desenvolveram TEN além de alterações na estrutura muscular durante sua estadia na UTI.

Estes dados revelam um insight sobre a complexidade de estimular pacientes críticos com métodos convencionais. Além disso, ressaltam a importância crucial de avaliar a excitabilidade neuromuscular, incluindo reobase e cronaxia. 

Compreender esses dados é essencial para determinar a carga terapêutica mínima para o tratamento, e o eletroestimulador que possui a maior carga elétrica disponível é o ReCARE®, que chega até 1.200.000 µc, além de possuir 12 canais e permitir a eletroestimulação de corpo inteiro, enquanto os eletroestimuladores convencionais só chegam a 60.000 µc. O ReCARE® é o único com certificação Anvisa para ser usando dentro das UTIs e em pacientes desacordados e não colaborativos.


Acesse o estudo completo pelo link abaixo:

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29078131/

Powered by Froala Editor